Florianópolis, 3 de julho de 2025 — Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta quinta-feira uma residência multifamiliar no bairro Pantanal, em Florianópolis. O imóvel, com aproximadamente 270 metros quadrados distribuídos em três pavimentos — sendo o térreo em alvenaria e os dois superiores em madeira —, teve rápida propagação das chamas, o que mobilizou uma operação complexa por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Segundo relato de uma das moradoras, o fogo teria começado em uma máquina de lavar roupas. O acesso dificultado ao local comprometeu a agilidade no deslocamento dos caminhões de combate a incêndio, mas não impediu que os bombeiros montassem uma força-tarefa com quatro viaturas — três Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTRs 133, 186 e 140), um Auto Tanque (AT 55), uma ambulância de resgate (ASU 544) e uma caminhonete de apoio (AR 237).
Para conter o avanço das chamas, os bombeiros instalaram duas linhas de combate para proteger edificações vizinhas e uma terceira linha para acesso interno à residência e combate direto ao foco do incêndio. Durante a operação, o assoalho do terceiro pavimento cedeu, forçando as equipes a adotarem uma estratégia de combate externo, visando garantir a segurança das guarnições.
A operação consumiu cerca de 46 mil litros de água. Apesar da gravidade do incidente, não houve registro de feridos. A edificação permanece interditada, e os moradores foram orientados a não retornarem ao imóvel até nova avaliação técnica.
As causas do incêndio serão investigadas.
Foto/CBMSC
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.