Governo descarta retorno do horário de verão em 2025 por segurança energética

Ministro de Minas e Energia afirma que Brasil vive momento de estabilidade no setor elétrico, graças a planejamento e clima favorável

Por Zebrinha Richartz 15/10/2025 - 11:08 hs

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não vê necessidade de retomar o horário de verão em 2025. De acordo com o ministro, o país vive um cenário de plena segurança energética, fruto do planejamento eficiente do setor e de condições climáticas favoráveis nos últimos anos.

“Avaliamos mensalmente a situação do sistema elétrico no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e chegamos à conclusão de que o Brasil está em situação completamente segura para 2025”, declarou Silveira durante entrevista em Brasília.

Desde 2019, o horário de verão está suspenso por decisão do governo federal, que passou a considerar seus efeitos pouco significativos na economia de energia. Na época, estudos indicaram que a mudança no padrão de consumo, especialmente com o uso mais intenso de equipamentos como o ar-condicionado, reduziu a eficácia da medida.

Em 2024, mesmo diante de uma crise hídrica pontual, o governo já havia descartado o retorno do horário de verão. Agora, com reservatórios em níveis satisfatórios e avanços na matriz energética, a posição permanece firme. Silveira também anunciou novos leilões para geração térmica e armazenamento de energia solar por meio de baterias, com o objetivo de garantir ainda mais estabilidade e modernização do sistema elétrico nacional.

Segundo o ministro, apesar de incidentes pontuais, como o apagão ocorrido no Paraná nesta segunda-feira (13), o sistema permanece resiliente e bem preparado. “Se em algum momento houver necessidade, teremos coragem e responsabilidade para adotar medidas como o horário de verão. Mas neste momento, não é o caso”, concluiu.

Foto/Ilustrção