Incêndio destrói galpão agrícola em Anitápolis e mobiliza bombeiros por quatro horas

Estrutura com câmara fria e sistema de energia solar foi atingida pelas chamas; cerca de 14 mil litros de água foram utilizados no combate ao fogo

Por Zebrinha Richartz 26/06/2026 - 10:05 hs

Na madrugada desta sexta-feira, por volta das 2h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) combateu um incêndio de grandes proporções em um galpão localizado no município de Anitápolis. A ocorrência mobilizou equipes de diferentes cidades e a operação durou aproximadamente quatro horas entre o combate às chamas e o trabalho de rescaldo.

A primeira guarnição a chegar ao local, de Rancho Queimado, encontrou o incêndio em pleno desenvolvimento, com intenso volume de fogo e parte da cobertura da edificação já colapsada. O galpão possuía estrutura aberta na parte frontal e em parte das laterais, cobertura com telhas recicladas e sistema de geração de energia por placas fotovoltaicas instaladas no telhado.

No interior da edificação havia uma câmara fria utilizada para o armazenamento de hortaliças, além de caixas plásticas empregadas na atividade agrícola. Todo o material foi atingido pelo incêndio.

As equipes realizaram o combate direto às chamas e, na sequência, iniciaram o trabalho de rescaldo, com apoio da guarnição de Santo Amaro da Imperatriz e do comandante de área. A operação contou com dois caminhões de combate a incêndio, uma caminhonete operacional e oito bombeiros militares.

Durante o atendimento foram utilizados aproximadamente 14 mil litros de água para controlar o incêndio e eliminar os focos remanescentes. Após a extinção das chamas, a Prefeitura de Anitápolis disponibilizou uma retroescavadeira para auxiliar no revolvimento dos escombros, especialmente na área da câmara fria, garantindo a completa extinção do fogo.

As causas do incêndio não foram informadas.

Fonte/CBMSC