Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), deflagrou a Operação Alquimia, com o objetivo de fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro em diferentes estados do país.
A ação busca coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nessas unidades, a fim de verificar a regularidade de suas composições químicas. Os resultados servirão como base para as investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre casos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, registrados desde o início de setembro deste ano.
Ao todo, participaram da operação cerca de 150 agentes, sendo 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros. As fiscalizações ocorreram nos municípios de São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré, Palmital (SP), Colombo, Paranaguá e Araucária (PR), Dourados, Campo Grande e Caparaó (MS), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC).
A Operação Alquimia integra os esforços das autoridades para garantir a segurança e a qualidade dos produtos derivados da cana-de-açúcar, com foco especial na prevenção de riscos à saúde pública causados pelo uso indevido de substâncias químicas proibidas ou em desacordo com as normas vigentes.
Foto/PF
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Casal é preso por tráfico após perseguição e descarte de droga na BR-101, na Grande F...
Foragido condenado por golpes imobiliários é preso em Biguaçu
GAECO deflagra Operação “Entre Lobos II” contra esquema interestadual de estelionato...
Falsa juíza federal é alvo de investigação por estelionato em Itapiranga